[ez-toc]
Devoção À Sagrada Face De Cristo
![]() |
Atendendo ao comando de Deus Pai, vamos agora estudar e meditar sobre a Sagrada Face de Jesus Cristo. |
Esta santa devoção teve origem com a impressão milagrosa do Rosto de Cristo no lenço de Verônica, uma tradição muito respeitada na Igreja. O Papa Bento XVI fez questão de venerar o Véu de Verônica na cidade de Manoppello na Itália, em setembro de 2006. Durante sua visita ao santuário, Bento XVI foi o primeiro Papa a poder novamente venerar a relíquia, meio milênio após seu desaparecimento da Basílica de São Pedro.
Esta devoção cresceu muito também por causa da importância que a Divina Face teve na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face. Outro fato que fortaleceu a devoção foram os surpreendentes estudos da figura de JESUS no santo Sudário de Turim; além das revelações à Irmã M. Pierina de Micheli (†1945), a mensageira da Sagrada Face dos últimos tempos.
Em maio de 1938, a Virgem Santíssima mostrou (em visão mística) à Irmã Pierina, um escapulário formado de dois paninhos. Num ela viu a Face de JESUS com as palavras ao redor: “Ilumina, Domine, vultum tuum super nos” (“Senhor, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós”). No outro estavam escritas em volta de uma hóstia as palavras: “Mane nobiscum, domine” (Senhor ficai conosco). Lentamente Nossa Senhora se aproximou e disse:
“Escuta bem e transmite ao teu confessor que este escapulário é uma arma de defesa, escudo de fortaleza e penhor de misericórdia que JESUS quer dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra DEUS e a Igreja. São poucos os verdadeiros apóstolos. É necessário um remédio divino e este remédio é a FACE de Meu Filho.
Todos aqueles que usarem o escapulário, e sendo lhes possível, cada terça feira visitar o Santíssimo Sacramento fazendo “Uma Hora Santa”, para reparar os ultrajes que recebeu e continua recebendo meu Filho, cada dia, no Sacramento Eucarístico, serão fortificados na Fé, estarão prontos para defendê-la e hão de suportar todas as dificuldades internas e externas. Além disso morrerão serenamente sob o olhar de Meu Filho”.
Semanas mais tarde JESUS apareceu também e disse:
“Quero que Minha FACE seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima (terça-feira de carnaval) e que esta festa seja preparada por uma novena durante a qual todos os fiéis façam Comigo reparação”.
Em vez de fazer escapulários, a Irmã Pierina mandou cunhar medalhas. Preocupada por isso recorreu à Nossa Senhora que novamente lhe apareceu dizendo:
“Minha filha, não se preocupe, pois, o escapulário é substituído pela medalha com todas as promessas e favores. Só resta difundi-la mais ainda. Ora, interessa-me muito a festa da Sagrada FACE de meu Filho. Diga ao Papa que esta festa muito me interessa”.
Irmã M. Pierina falou três vezes ao Papa e o Sumo Pontífice, ciente do pedido do Céu, não se fez esperar. No dia 15 de março de 1957, havendo já aprovado a propagação da medalha, facultou a celebração da festa, isto é, aos Beneditinos Sivestrinos de Roma. Em 10 de janeiro de 1959 o Papa João XXIII concedeu a mesma licença, a todos os Bispos do Brasil.
Para merecer as graças prometidas é necessário:
Usar a medalha, contemplar com amor, muitas vezes a Sagrada FACE, zelar pela devoção, fazendo a Hora Santa, nas Terças-feiras, promover anualmente a novena em preparação à festa na terça-feira de carnaval, e seguindo o exemplo dos grandes devotos da Sagrada FACE, ler e meditar diariamente o Novo Testamento. Todos os dias rezar:
5 Pai Nossos; 5 Ave Marias; 5 Glórias; em honra das cinco chagas de Nosso Senhor JESUS CRISTO, rezando também a oração composta por Pio IX, e a aspiração que a segue:
“Ó meu JESUS, lançai sobre nós um olhar de misericórdia! Volvei Vossa Face para cada um de nós, como fizestes à Verônica, não para que A vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos. Mas volvei-A para os nossos corações, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável, as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém.
Senhor, mostrai-nos a Vossa Face e seremos salvos!” (3x)
[Nota: No livro ORAÇÕES DE TODOS OS TEMPOS DA IGREJA (Ed. Cléofas)] Há outras orações desta devoção: A Ladainha da Sagrada Face; a Oração de Consagração à Sagrada Face; Novena à Sagrada Face; e outras orações.Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino
Devoção à Sagrada Face, Promessas, Medalha e a Festa da Sagrada Face
A Festa da Sagrada Face – pedido de JESUS
FESTA DA SAGRADA FACE DE JESUS
IRMÃ MARIA PIERINA – COMO OCORRERAM OS PEDIDOS DA MEDALHA E DA FESTA DA SAGRADA FACE
Durante a oração noturna da primeira Sexta-feira da Quaresma de 1936, Jesus, depois de havê-la feito participante das dores da agonia no Getsémani, disse-lhe, mostrando a Sua Face coberta de sangue e tomada de grande tristeza: “Quero que a Minha Face, que reflete a íntima aflição do Meu ânimo, a dor e o amor do Meu Coração, seja mais honrada.
Quem Me contempla, consola-Me!”
Na próxima Terça-feira da Paixão Jesus tornou a dizer-lhe: “Cada vez que se contemplar a Minha Face, derramarei o Meu Amor nos corações e por meio da minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas.
E na Terça-feira da Paixão de 1937: “Pode ser que algumas almas receiem, que a devoção e o culto da Minha Face venham a diminuir a do Meu Coração. Diz-lhes que, ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando a minha Face, as almas participarão das Minhas Dores, e sentirão a necessidade de amar e reparar. Pois não será esta a verdadeira devoção ao Meu Coração?”.
Em Maio de 1938, estando ela em oração, apareceu-lhe sobre o altar, numa esfera de luz, uma Senhora que tinha na mão um escapulário, formado de dois pedaços de flanela, unidos por uma corda. Num viu a imagem da Sagrada Face de Jesus com as palavras: “Ilumina, Domine, Vultum Tuum super nos!” (Fazei resplandecer sobre nós, Senhor, a Vossa Face (Salmo 66) e no outro uma Hóstia, cercada de raios e com as palavras em volta: “Mane nobiscum, Domine!” (Ficai conosco, Senhor) (Luc. 24,29).
Lentamente então esta Senhora aproximou-se e disse-lhe: “Escuta bem e transmite ao teu Padre Confessor que este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, um penhor de misericórdia que Jesus quer dar ao mundo, nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e a Igreja. Os verdadeiros apóstolos são poucos. E necessário um remédio divino e este remédio é a Sagrada Face de Jesus.
Todos aqueles que trouxerem um escapulário como este e fizerem, sendo-lhes possível, uma visita cada Terça-feira ao Santíssimo Sacramento, para reparar os ultrajes que recebeu a Face de Meu Filho durante a Sua Paixão e que recebe cada dia no Sacramento Eucarístico, serão fortificados na fé, estarão prontos para defendê-la, e hão-se superar todas as dificuldades internas e externas. E além disso terão uma morte serena sob o olhar de meu Filho divino.
Também os avisos de Nossa Senhora se tornavam cada vez mais insistentes, dizendo que não estava em poder da Irmã Pierina executá-los, mas de dinheiro para custear as despesas.
No mesmo ano Jesus apareceu-lhe de novo, e, ainda suando sangue, disse com grande tristeza: “Vê como sofro! E de poucos sou compreendido. Quanta ingratidão por parte daqueles que dizem que Me amam! Tenho dado o Meu Coração como objeto sensibilíssimo do Meu grande amor pelos homens, e dou a Minha Face como objeto sensível da Minha dor pelos pecados dos homens. Quero que seja honrada com uma festa própria na Terça-feira da Quinquagésima, festa precedida por uma novena, durante a qual todos os fiéis façam reparação Comigo, unindo-se à participação da Minha dor”.
Em 1939 Jesus disse-lhe novamente: “Quero que a Minha face seja venerada particularmente nas Terças-feiras”.
A Madre Maria Pierina julgava mais urgente o pedido de Nossa Senhora: solicitou por isso logo do seu diretor espiritual a devida licença e meteu mãos à obra, embora lhe faltassem todos os meios. O fotógrafo Bruner deu-lhe licença de cunhar medalhas conforme o quadro reproduzido por ele do Santo Sudário de Turim e, aos 9 de Agosto de 1940, recebeu também a devida licença da Ven. Cúria de Milão, permitindo fazer medalhas da Sagrada Face, o que então era proibido. Mas como executar o seu desejo sem recurso algum? Certo dia de manhã, quando a Irmã Maria Pierina entrou no seu quarto, encontrou sobre a mesa um sobrescrito que continha onze mil e duzentas liras, precisamente a quantia a dispender.
AS TERÇAS – FEIRAS DO ANO
Durante a oração noturna da primeira Sexta-feira da Quaresma de 1936, Jesus, depois de havê-la feito participante das dores da agonia no Getsêmani, disse-lhe, mostrando a Sua Face coberta de sangue e tomada de grande tristeza: “Quero que a Minha Face, que reflete a íntima aflição do Meu ânimo, a dor e o amor do Meu Coração, seja mais honrada. (Irmã Maria Pierina)
Após os pedidos de Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima a respeito da Medalha, da Novena e da Festa da Sagrada Face, todas as Terças Feiras do ano são dedicadas de forma especial em Reparação e Orações especiais à Sagrada Face de JESUS.
Nas Terças feiras os que acolhem estes pedidos e o desejam exercitar voltam seus corações e seus esforços para visitarem quanto possível a Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento.
No mundo inteiro, em vários lugares, levantam- se apóstolos adoradores da Face Eucarística em várias horas do dia. Em algum ponto da Terra, sejam nas Igrejas ou mesmo nos lares e outros lugares com os que não podem ir à uma Igreja, mas que o fazem no Sacrário vivo do próprio coração a sua devoção, enfim enquanto uma tocha de adoração se apaga, outra já se acendeu ou está iniciando, e assim todas as horas das Terças estarão incendiadas com o fogo da adoração e da reparação à Face sofrida de Nosso Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento.
ESPIRITUALIDADE
Para as Terças feiras
NOVENA PERPÉTUA, ou seja, em cada Terça- feira pode se rezar um dia da Novena da Sagrada Face e ao término da Novena já iniciar a próxima, ou seja em Nove Terças- Feiras.
O modo acima é uma forma sugerida aos que vão visitar o Santíssimo Sacramento nas Terças Feiras, para a hora da Reparação à Sagrada Face de Jesus. Mas a Novena, é uma Novena como todas as outras Novenas existentes, nove dias seguidos ou 9 semanas ou 9 meses, etc. o importante é cumprir bem os propósitos que fazemos perante a DEUS
Sugestão: ao rezar a Novena da determinada Terça, procurar nela permanecer em meditação durante o restante dos dias da semana, para colocá-la em pratica e para que seu efeito e força penetrem profundamente o coração e conduza a amar e obedecer a Jesus. Cada dia da Novena é um profundo encontro com a Sagrada Face, onde ela vai nos transformando serenamente na imagem e semelhança dela.
E de Terças feiras em Terças feiras, vamos tecendo uma rede de amor e de flores espirituais, tendo como ponto de partida a Terça de Carnaval da grande Festa da Sagrada Face de Jesus e assim estendida nas demais Terças- feiras do nosso ano, fará que do Céu desçam sobre a Terra as graças de que o mundo tanto precisa. Quanto mais os apóstolos da Sagrada Face fiéis se ligarem à Sagrada Face, tanto mais apressaremos o Triunfo do Reino de DEUS sobre toda a humanidade.
Rezando a Novena, ainda não se completou a hora, então como posso fazer?
Fazem-se a contemplação profunda das Santas Chagas e do precioso Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos completar a hora com a meditação do terço da Sagrada Face, ou mesmo uma Via Sacra, ou Meditação da Palavra de DEUS. É uma hora para Reparação e Adoração, não de distrações ou falar somente de nós, mas é NOSSA HORA DE CONSOLAR A JESUS.
Dedicar uma hora, conforme pedido de Nossa Senhora a todos nós por meio da Irmã Pierina, não significa que não possamos estende-la caso possa ou queria ficar mais tempo, é ao “menos” uma hora, há os que sem o tempo de completá-la de uma só vez o fazem como podem, e quantos que tiram alguns minutos de manhã, à tarde, ou a noite, e batalham para atender mesmo em meio suas obrigações quotidianas as honras da Sagrada Face de Jesus. DEUS olha é a intenção do coração e valoriza o sacrifício, acolhe o oferecimento do que se faz com amor e humildade.
O convite é para ir visitar a Sagrada Face de Jesus, no Santíssimo Sacramento nas Terças- Feiras, mas como acima citado, os que não podem, então com muito carinho e atenção em seus lares, ou onde estiver, em um possível Altarzinho com o quadro da Sagrada Face de JESUS vão fazer a contemplação.
Muitos são os que não podem estar diante do Quadro Sagrado em algum dia, na devoção das Terças- Feiras por algum motivo, em lugares de trabalho, etc. mas a “Imagem da Sagrada Face”, está dentro de cada coração que a busca e a ama” e o seu devoto, tem sempre ao menos a “Medalha”, como um quadro em miniatura junto ao nosso ser, sendo nosso corpo como um Altar e todo nosso ser o templo vivo enchendo- se esplendores emanados do Trono da Santíssima Trindade que no íntimo dos que amam a Jesus, tem o seu trono e faz sua morada.
A FESTA DA SAGRADA FACE DE JESUS,
foi um pedido do próprio SENHOR JESUS, ao aparecer também à Irmã Pierina após já ter sido a ela revelado o pedido de divulgação da Santa Medalha de sua Santa Face por sua mesma Mãe Maria Santíssima.
Nosso Senhor JESUS CRISTO apareceu-lhe, o próprio e Divino Senhor de todas as coisas, Ele, que sempre voltou Sua Divina Face de Misericórdia infinita sobre nós ao ponto de entrega-la com todo o Seu ser em sacrifício por nossa Salvação.
A devoção à Sagrada Face tem como objetivo principal fazer reparação a Nosso Senhor ultrajado por nossos pecados e ao deixa-la impressa no lenço da piedosa Verônica, depois de já a ter perpetuado na Santa Eucaristia no Cenáculo celebrado, quis nos aproximar de Seu coração e de Sua alma de modo profundo e insondável ao imprimi-la no véu de Verônica, pois ao ler este gesto do Divino Salvador, compreendemos Seu recado a cada alma que por DEUS foi criada.
Sejam pois as nossas almas este véu estendido à Face Divina de Nosso Senhor JESUS, que tanto deseja, pede e espera de nós a conversão. Em Seu gesto humilde em meio ao sofrimento, não anunciou nossa infelicidade, mas nos diz sempre qual a estrada a seguir. Nos mostrou o caminho da Cruz, Deixou Sua Face impressa com Sangue a fim e meditarmos a Expressão dos Seus traços em meio a tão grande dor e a tão grande e infinito amor.
Esta Face Ensanguentada, nem precisava ainda, depois de 2000 anos vir pedir a nós: Façais Reparação, já era para termos aprendido as lições. Mas o mundo ainda não conhece a Sua Face, poucos são os que se voltam para ela e menos ainda são os que desejam viver com ela, por ela e só para ela.
Temos o exemplo dos apóstolos, dos santos de todos os tempos, não é de agora que a Sagrada Face nos chama, na verdade ela tem sempre convidado cada alma que remiu com Seu precioso Sangue e feliz daquele que voltar também o seu rosto espiritual ou seja a sua alma e seu coração e dedicar-se inteiramente à esta Face Santíssima que nos ama e deseja ser por amado também.
Santa Teresinha do Menino Jesus foi grande incentivadora dessa devoção.
O Papa Pio XI chegou a dizer: “Em toda casa e toda igreja haja um quadro da Santa Síndone”.
Mas para que outros elevem os quadros às paredes, ou a devoção em todos os lugares nas comunidades e nas casas e lugares, é preciso que sejamos fiéis e autênticos apóstolos da Sagrada Face, sendo fiéis em sua espiritualidade e fiéis adoradores.
O mesmo JESUS, que chamou os discípulos: vem e segue-Me, é o mesmo a pedir nossa companhia em Honrar a Sua Face com uma Festa própria na Terça de Carnaval
‘Quero que Minha Face seja honrada com uma festa própria na Terça- feira da quinquagésima (Terça feira de Carnaval) e que esta Festa seja preparada por uma Novena, durante a qual todos os fiéis façam coMigo reparação”
A partir de 15/03/1957 o Papa aprovou a propagação da Medalha e a Festa.
Em 10/01/1959 o Papa João XXIII concedeu a mesma licença em todo o Brasil.
Ouve-se dizer: “Já tenho meus compromissos, já faço isto ou faço aquilo, enfim não tenho tempo.”
O que devemos refletir é que esta Obra do Divino Salvador é justamente para aqueles que estão a Seu serviço nas batalhas em primeiro lugar. Na contemplação e na reparação à Sagrada Face vivencia-se a humildade dos apóstolos, que antes de obedecer ao Mestre, se deliciavam em contemplar-Lhe o Rosto e os gestos, enquanto lhes ensinava. O gesto de olhar para o Rosto de JESUS, para ir e vir nas missões, é buscar banhar-se de forças e de paz, é nutrir-se da mansidão e da humildade do próprio Salvador, que com tanto amor torna serena todas as tempestades da missão daqueles que Lhe dizem sim.
A mesma Face, Voz e Alma que pronunciou: “Tudo está consumado, Pai em Tuas Mãos entrego o Meu Espírito”, não quererá também nos dizer que o gesto que Lhe é tão agradável que é o contemplar-Lhe a Face, também já estaria no Pai já oferecido e consagrado? Todos os que buscam o Pai, contemplam e amam a Face de Seu Filho, pois Ele mesmo nos disse: “Quem Me vê, vê o Pai, Que Me enviou.”
SÚPLICA: EM VOSSA PRESENÇA, SAGRADA FACE!
Pobrezinhas de nossas almas, tão ingratas. Tende compaixão de nós, transfigurai-nos em Vossos traços, ó Senhor nosso DEUS, vivei em nós e nos ajudai a permanecer em Vós, somos pobres e fracos, Vos mostramos nossas feridas, compadecei de nós, como a Lázaro, sarai a nós, pobres mendigos que batem à porta de Vossa Sagrada Face, e nas Vossas chagas acolhei, curai e abençoai a todos nós.
“Quem Me contempla, Me consola”.
A devoção à Sagrada Face de Cristo – Por Pe. Paulo Ricardo
Seja através do véu de Verônica, seja pelo Rosto do Santo Sudário, a devoção à Face desfigurada de Cristo é uma excelente forma de meditar a Paixão e reparar as ofensas cometidas contra Nosso Senhor.
Como o nosso país é considerado a terra do Carnaval, o Papa João XXIII, em 1959, concedeu exclusivamente ao Brasil a possibilidade de celebrar a Festa da Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo com especial solenidade. Essa festa foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1958, e teve sua origem a partir das revelações privadas, recebidas pela Beata Irmã Maria Pierina de Micheli, a quem Jesus pedia que fosse feita uma reparação pelas ofensas cometidas contra Ele. Essas revelações se iniciaram numa Sexta-feira Santa — quando irmã Pierina tinha só 12 anos de idade —, durante o tradicional beijo ao Cristo Crucificado. Nessa ocasião, ela ouviu a inspiração interior de Jesus que lhe dizia: “Todos Me beijam as chagas, mas ninguém beija o Meu Rosto para reparar o beijo de Judas”.
Por que reparar as ofensas contra Jesus. — O sentido da reparação é desenvolver em nós uma atitude mínima de reconhecimento e de amor, mesmo que Deus, por sua própria natureza perfeita, dela não necessite. Quando ofendemos a Deus e não nos colocamos à disposição para reparar minimamente tal ofensa, estamos agindo como ingratos que soberbamente se colocam acima de Deus.
Para que isso não ocorra, devemos nos comportar como a pecadora arrependida que, chorando aos pés de Jesus, muito amou, porque muito lhe foi perdoado. Essa é a atitude amorosa de quem quer reparar as faltas cometidas. E Jesus permitiu que ela fizesse isso, assim como permite a cada um de nós, justamente porque os atos de reparação são, para nós, uma fonte de crescimento espiritual.
Além do sentido da reparação, precisamos compreender que o rosto é a nossa identidade, aquilo que nos distingue dos demais. Podemos dizer que a Beata Maria Pierina viveu numa época agraciada, em que já se tinha acesso às imagens do rosto de Jesus no Santo Sudário — através do negativo de uma foto tirada pelo fotógrafo Secondo Pia, em 1898 — e, assim, era possível contemplar de forma mais concreta a própria pessoa do Cristo Crucificado.
A essência da devoção à Sagrada Face é fazer aquilo que Santa Teresa tantas vezes queria fazer, ao meditar o sofrimento de Jesus no Horto das Oliveiras: enxugar o sangue de Seu rosto e consolá-Lo. Essa também é a essência da história de Santa Verônica, cujo gesto amoroso consolou Nosso Senhor, enquanto Ele estava sendo massacrado por Seus algozes. Embora o gesto de Verônica pareça tão simples e insignificante, é marcado por um amor que, teológica e divinamente, é maior do que o ódio dos Seus algozes, pois provém da graça de Deus.
A devoção à Sagrada Face e o Brasil. — Cem anos antes das revelações de Jesus à Beata Maria Pierina, a irmã carmelita Maria de São Pedro também recebera — em Tours, na França — revelações privadas acerca da devoção à Sagrada Face, às quais teve acesso o venerável leigo Léon Papin Dupont, que passou a divulgá-las. Após muita perseguição, esse leigo conseguiu, em 1876, a aprovação eclesiástica da devoção à Sagrada Face de Jesus, e criou as confrarias para divulgá-la. Estas, por sua vez, receberam o reconhecimento pontifício em 1885. E foi justo destas confrarias que participaram todos os membros da família de Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, cujo nome de religiosa já expressa sua vinculação à devoção.
Para o Brasil, a Festa da Sagrada Face ganha uma conotação ainda mais solene, porque “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Rm 5, 20). Considerando que, no nosso país, ofende-se a Deus com maior intensidade por meio dos pecados cometidos no carnaval, devemos também com maior solenidade celebrar a Festa da Sagrada Face, a fim de reparar tais ofensas.
Enquanto católicos, não precisamos acreditar nas “revelações privadas”, que fundamentam essa devoção. Porém, é necessário aderirmos à verdade teológica irrefutável, segundo a qual Nosso Senhor Jesus Cristo sofreu na Cruz por amor a nós, e precisamos retribuir-Lhe esse amor, amando-O de volta e reparando as ofensas cometidas contra Ele.
Por exemplo, ao observarmos, no rito de Paulo VI, os textos da Missa da Festa da Sagrada Face, constataremos que eles estão diretamente relacionados à Paixão do Senhor. Vejamos, por exemplo, na primeira leitura, do livro do profeta Isaías, capítulo 50, o cântico do Servo Sofredor: “Ofereci o queixo aos que queriam arrancar a barba, não desviei o rosto de bofetões e cusparadas, mas o Senhor é o Meu aliado, por isso não Me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra”. O Salmo Responsorial, que diz: “Mostrai-nos a Vossa face, ó Senhor” (Sl 30), narra a Paixão de Jesus, afirmando: “Tornei-Me o opróbrio dos inimigos […], objeto de pavor para os amigos”, e clamando pelo auxílio de Deus.
Já no Evangelho de São Lucas, capítulo 22, é narrada a Paixão de Jesus a partir da negação de Pedro. Aqui, é interessante observarmos que as duas irmãs que receberam as revelações de Jesus — a Venerável Maria de São Pedro e a Beata Maria Pierina — possuem, em seus nomes, referência ao Apóstolo Pedro, e ambas falavam que a contemplação do Rosto de Jesus converte os pecadores, exatamente como ocorreu com São Pedro, quando negou a Cristo. O olhar de Pedro se encontra com o de Jesus, de modo que ele se encontra com a Sagrada Face, com Jesus esbofeteado, escarrado, cuspido, já com o Rosto todo inchado e desfigurado; então, Jesus olha para Pedro e, desse olhar, vem a conversão. Esse mesmo olhar Jesus dirigiu a Judas, porém sem o mesmo resultado. Vemos assim a extraordinária riqueza dos textos bíblicos da Festa da Sagrada Face, na Missa de Paulo VI.
O objetivo precípuo deste programa é levar-nos a amar Jesus na Sua Paixão, no Seu Rosto santíssimo, repetindo o gesto de Verônica, que pode ser o gesto de uma santa histórica, cujo nome não sabemos, ou simplesmente, o gesto de todo cristão que, como Santa Teresa d’Ávila, quer consolar Nosso Senhor na Sua Paixão. É isso que realmente importa, e é isso que recordamos liturgicamente na terça-feira de carnaval e que podemos realizar em nossas vidas todos os dias.
As formas de devoção à Sagrada Face. — Olhando para o modo como essa devoção se desenvolveu historicamente, observamos algumas particularidades relevantes. Nas revelações privadas da Venerável Maria de São Pedro, em Tours, na França, vemos que a devoção à Sagrada Face está relacionada ao véu de Verônica. Por outro lado, a devoção cultivada pela Beata Maria Pierina baseia sua devoção no Santo Sudário. Seja como for, as duas coisas confluem na mesma realidade: a Paixão de Nosso Senhor.
A devoção de Santa Teresinha à Sagrada Face — por ser influenciada pelas confrarias fundadas a partir das revelações da Venerável Maria de São Pedro — também está relacionada ao véu de Verônica, e aborda aspectos bastante significativos, como a realidade da consolação a Jesus e da conversão dos pecadores ao verem o Rosto desfigurado de Nosso Senhor. Em sua Poesia 20, intitulada Meu céu na terra!, Santa Teresinha descreve como a Face de Jesus nos remete à Pátria Celeste:
Tua Face é a minha única Pátria,
Ela é o meu Reino de amor,
É a minha alegre campina,
Meu doce Sol de cada dia.
Ela é o Lírio do vale
Cujo perfume misterioso,
Consola minha alma exilada
E a faz gozar da paz dos Céus.
Na sequência da mesma poesia, a carmelita de Lisieux pede a Cristo que lhe conceda a graça de esconder-se dentro da Sua Sagrada Face, a fim de assemelhar-se ainda mais a Ele, Cuja glória foi humildemente escondida sob o véu do sofrimento:
Tua Face é a minha única riqueza
E não peço nada mais.
Nela, escondendo-me sem cessar,
A ti, Jesus, hei de assemelhar.
Essa necessidade de sermos semelhantes a Cristo é uma das razões de buscarmos a comunhão com a Paixão de Cristo, de modo que, assim, nossa vida seja transformada por Ele.
Essa é, em suma, a história dos últimos duzentos anos da devoção à Sagrada Face de Jesus. Diante de tudo o que foi exposto, precisamos ter clara a ideia básica e fundamental de que a devoção à Sagrada Face consiste em uma devoção ao amor de Jesus por nós na Paixão. E como o rosto remete ao conceito de “pessoa”, essa devoção pode ser definida como hipostática, no sentido de que está ligada à identidade, ao Rosto de Cristo que, mesmo escondido e desfigurado pelo sofrimento da Paixão, poderá ser visto por nós face a face no Céu.
Para isso, precisamos oferecer reparações à Sagrada Face, que foi ofendida pelo beijo de Judas e hoje continua a ser atingida por nossas faltas. Vivamos, pois, intensamente estes dias, pedindo a Deus pelos pecadores, a fim de que, pelo encontro com a Face de Jesus, eles se convertam, configurando suas vidas à Paixão de Nosso Senhor.
Devoção à Sagrada Face de Jesus
“Toda vez que alguém contemplar a Minha Face, derramarei o Meu amor nos corações. E por meio da Minha Face obter-se-á a salvação de muitas almas” N. Senhor à Irmã M. Pierina, em 1945, em Milão. A Sagrada Face de Jesus tem por base a Face de Jesus impressa milagrosamente no Santo Sudário de Turim (pano que cobriu o corpo ensanguentado de Cristo quando Seu Corpo foi colocado no Santo Sepulcro após a crucificação). O Papa emérito, Bento XVI, visitou a Itália para venerar o Véu de Verônica na cidade de Manoppello, em setembro de 2006 (Verônica, foi a piedosa mulher que enxugou o rosto de Cristo quando este carregava a cruz; ao enxugar o rosto de Cristo ensanguentado, Sua Face ficou impressa no pano). Esta atitude de Bento XVI confirmou ao mundo o desejo de Cristo de que Sua Face seja honrada, venerada e reparada pela Igreja e por todo o mundo. O Véu de Verônica e o Santo Sudário nos revelam, em uma linha temporal, as dores na Face de Cristo; o de Verônica, durante o caminho do Calvário. O do Sudário, no sepulcro. No Sudário, a Face de Cristo está ainda mais chagada, pois, do caminho do calvário até a Crucificação, Jesus ainda sofreu muitas outras chagas em Sua Face.
Jesus revelou a vários Santos o Seu desejo de que Sua Face seja mais honrada pela Igreja, a exemplo de Santa Gertrudes. Aos 5 anos, Gertrudes foi levada para o convento de algumas freiras fervorosas e lá teve como mestra Santa Matilde de Helfta. Santa Gertrudes foi uma grande Mística que teve muitas revelações, incluindo visões sobre a Sagrada Face. Esta é uma das visões dela sobre a Sagrada Face:
<> Na hora Terça, Jesus Cristo apareceu à Santa Gertrudes, amarrado a um pilar entre dois carrascos. Um deles rasgou a pele do Senhor com espinhos e outro O feriu com um chicote cheio de grandes nós. Ambos golpeavam o Rosto do Senhor, que estava tão desfigurado, que o coração de Santa Gertrudes se derreteu de compaixão. Nem podia conter as lágrimas, sempre que recordava aquele triste espetáculo. Ninguém na terra havia sido tão cruelmente maltratado, quanto seu amado Senhor Jesus. Até mesmo a pupila do olho de Jesus estava rasgada e inflamada, tanto pelos espinhos quanto pelos golpes do flagelo. Santa Gertrudes viu também que cada vez que o Senhor virava Seu Rosto de um lado para o outro, mais os carrascos O agrediam furiosamente. Ele então voltou Sua Face para Santa Gertrudes e exclamou: “Você não leu o que está escrito sobre Mim?” “Nós pensamos n’Ele como se fosse um leproso” (profeta Isaias). “Um desses executores representa os leigos, que ofendem a Deus abertamente, agredindo-O com espinhos. O outro representa os religiosos, que O atacam ainda mais com cordões amarrados de pecados secretos.” “Mas ambos ofendem a Face e ultrajam o próprio Deus do Céu”.
A Santa respondeu: “Ai, Senhor! Que remédio podemos encontrar para aliviar as dores agonizantes do Teu Divino Rosto?” O Senhor respondeu: “O remédio mais eficaz e terno que você pode preparar para Mim, é meditar amorosamente na Minha Paixão e orar caridosamente pela conversão dos pecadores.”
Jesus faz uma promessa concreta para as pessoas que “defenderão Minha causa (propagarem a devoção à Sagrada Face) com discurso, oração ou escrita”. “Eu também os defenderei contra Satanás e lhes concederei favores especiais”. Garante Jesus.>>
<> Outra santa para a qual Jesus também revelou a devoção à Sagrada Face foi a Irmã Maria Pierina di Michelli, uma freira santa, beatificada. Foi privilegiada com muitas visões de Nossa Senhora e do próprio Jesus, para espalhar a devoção à Sagrada Face, em reparação dos muitos insultos que Jesus sofreu em Sua Paixão, e sofre ainda nos dias de hoje. Quando noviça, obteve a licença de fazer a adoração noturna, e quando na noite de Quinta-Feira Santa (durante a Semana Santa) estava rezando diante do Crucificado, escutou as palavras: “Beija-Me!”. Irmã Maria Pierina obedeceu sem demora, e seus lábios, em vez de passar sobre uma face de gesso, sentiram viva a Face de Jesus. O coração, abalado com o sofrimento de Jesus, sentiu o desejo de reparar os ultrajes que Ele recebera na Sagrada Face e que continua a receber cada dia no SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Jesus Cristo pediu novamente à consagrada que fizesse uma hora de oração em reparação à Sagrada Face toda Terça-Feira.
O surgimento desta história de amor da santa Irmã Pierina com a Sagrada Face de Jesus:
Desde criança, Irmã Pierina praticava atos de reparação, os quais, aos poucos, a levam a uma imolação completa de si mesma.
Em carta ao Papa Pio XII, em 1943, por ocasião de uma visita ao trono de Pedro, Irmã Maria Pierina escrevera:
“Eu tinha doze anos quando, na Sexta-Feira Santa (Sexta-Feira da Paixão), esperava em minha paróquia a minha vez de beijar o crucifixo, e ouço uma voz distinta que diz: “Ninguém Me dá um beijo de amor no Rosto, para reparar o beijo de Judas?”. Acreditei, na minha inocência de menina, que todos ouvissem a voz, e fiquei com muita pena vendo que continuavam a beijar as chagas e que ninguém pensava em beijá-Lo no Rosto. “Eu darei o beijo de amor, Jesus, tenha paciência”. Na minha vez, apliquei-Lhe um forte beijo no Rosto, com todo o ardor do meu coração. Eu estava feliz, acreditando que Jesus, agora contente, não sofreria mais aquela pena.”>>
<> Assim ela conta, na carta a Pio XII: “Em 31 de maio de 1938, quando rezava na capelinha de meu noviciado, uma Bela Senhora (Nossa Senhora) se apresentou a mim: tinha nas mãos um escapulário formado por duas flanelinhas brancas, unidas por um cordão”. Em uma estava a „imagem ‟da Sagrada Face de Jesus e a frase: “Ilumina, Domine, Vultum Tuum super nos” (Fazei resplandecer Sua Face sobre nós) e na outra uma Hóstia circundada por raios e com a frase: “Mane nobiscum Domine”. (Fica conosco, Senhor). Nossa Senhora disse:” Este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, uma promessa de amor e de misericórdia que Jesus quer oferecer ao mundo nestes tempos de sensualidade e de ódio contra Deus e contra a Igreja. Estendem-se redes diabólicas para arrancar a fé dos corações, o mal se expande e os verdadeiros apóstolos são poucos. É necessário um remédio divino e este remédio é o Santo Rosto de Jesus. Todos aqueles que usarem um escapulário como este e, podendo, fizerem toda terça-feira uma visita ao Santíssimo Sacramento para reparar os ultrajes que recebeu o Santo Rosto durante a Sua Paixão e que recebe todos os dias no Sacramento Eucarístico, serão fortalecidos na fé, estarão prontos a defendê-la e a superar todas as dificuldades internas e externas, e ainda terão uma morte serena sob o olhar amável do meu Divino Filho”.
[Posteriormente, Nossa Senhora permitiu que o Escapulário da Sagrada Face fosse substituído pela Medalha, que é a Medalha acima. Veja o que Nossa Senhora disse à Irmã Pierina: “Minha filha, não se preocupe, pois, o escapulário é substituído pela Medalha com todas as promessas e favores. Só resta difundi-la mais ainda. Ora, interessa-Me muito a festa da Sagrada FACE de Meu Filho. Diga ao Papa que esta festa Me interessa muito!”].Durante a oração noturna da primeira Sexta-feira da quaresma em 1936, JESUS, depois de haver feito Irmã Pierina participante das dores da agonia do Getsêmani, disse-lhe, mostrando-lhe Sua Face coberta de sangue e tomada de grande tristeza: “Quero que MINHA FACE, que reflete a Minha íntima aflição de Meu ânimo, a dor de Meu coração, seja mais honrada.”
“QUEM ME CONTEMPLA, ME CONSOLA” (Almas generosas, contemplai a Face de Jesus!) Jesus tornou a dizer-lhe: “Cada vez que se contemplar a Minha face, derramarei o Meu Amor nos corações, e por meio de Minha Sagrada Face obter-se-á a salvação de muitas almas.”
Na primeira terça-feira (1937), depois de ter sido instruída sobre a devoção da Sagrada Face, conforme ela escreveu, Jesus lhe disse: “Pode ser que algumas almas receiem, que a devoção e o culto da Minha Face venha a diminuir a do Meu Coração. Diga-lhes, que ao contrário, será completada e aumentada. Contemplando a Minha Face, as almas participarão das Minhas dores e sentirão a necessidade de Me amar e reparar. Pois não é esta a verdadeira devoção ao Meu Coração?”
Outras palavras de Jesus e de Nossa Senhora sobre a Sagrada Face:
“Minha querida filha, eu quero que você faça uma divulgação muito ampla de minha Imagem. Eu quero ir a todos os lares e converter os corações mais endurecidos. Fale a todos da minha misericórdia e meu amor infinito. Eu vou te ajudar a encontrar novos apóstolos. Eles serão os meus novos eleitos, os amados do meu Coração onde terão um lugar especial. Eu abençoarei suas famílias e me substituirei para dirigir seus negócios. Eu quero que a minha Divina Face fale aos corações de todos e que a minha Imagem seja impressa no coração e na alma de cada cristão para brilhar o esplendor divino, pois agora eles estão marcados pelo pecado. Pela minha Sagrada Face o mundo vai ser salvo.” (Jesus à Serva de Deus Maria Concetta Pantusa – 1894 a 1953).
“Aqueles que venerarem a minha Santa Face em espírito de reparação, serão tão gratos por Mim como fui à Santa Verônica. Eles farão uma generosidade igual à dela e gravarei os Meus Traços Divinos em suas almas. Eu lhes darei a Minha Face adorável.” (Jesus à Maria de São Pedro – 1846)
“Um remédio divino é necessário. E esse remédio é a Sagrada Face de Jesus. Peçam tudo olhando para a Sagrada Face de Jesus.” (Nossa Senhora disse a Maria Pierina di Micheli – 1890 a 1945)
“Glorifica-Me, desejando-Me. (…) Contempla-Me com o espírito, contempla-Me com o coração, contempla-Me com a alma. Eu dei-te o carisma de Me reconheceres; por isso, usa-o. Olha para Mim e sorri-Me; sorri-Me com amor; repara por aquelas almas que não Me sorriem nunca, mas vêm a Mim só pelos seus interesses.” (p. 311, volume II, de A Verdadeira Vida em Deus, em 23 de outubro de 1988)
“Quero muitas almas que me consolem, muitas almas, muitas almas!” (Jesus, 12 de junho de 1942).
“Desejo que faças uma grande difusão de minha Imagem. Quero entrar em cada família e converter os corações mais duros. Leva-Me aos hospitais, as casas de caridade, às escolas e aos asilos, e fala a todos de meu amor, que é infinito. Eu te ajudarei a encontrar novos apóstolos. Eles serão meus eleitos, e como prediletos terão um lugar especial em meu coração. Suas famílias serão abençoadas, como também seus múltiplos afazeres. Cumprir-se-á o que disse no Santo Evangelho: será concedido tudo a quem em primeiro lugar procurar o Reino de Deus e sua Justiça.” (Jesus, 25 de abril de 1969, conforme se lê na página 4 do livro Preghiamo insieme)
“Meus filhos, se desejarem ser libertados dos ataques de satanás, a melhor maneira de fazê-lo é trazer sobre o peito o divino Rosto do Meu Filho (a Medalha da Sagrada Face – Nossa Senhora permitiu que o Escapulário fosse substituído pela Medalha da Sagrada Face). Diante d’Ele, o inimigo fica impedido de avançar, pois a luz de Meu Filho o derruba. Quando satanás se disfarça, aparentando ser Jesus ou Eu, vossa Mãe, e tiverem posto externamente o Rosto de Meu Filho, logo ele desaparece, porque é soberbo e não suporta a Majestade de Deus”. (Nossa Senhora aos videntes de Palmar de Troya/Espanha – 16 de fevereiro de 191)
Festa da Sagrada Face
No dia 10 de Janeiro de 1959, a Congregação dos Ritos em Roma com a aprovação do grande Papa João XXIII, concedeu aos Bispos e Sacerdotes do Brasil a aprovação para a festa da Sagrada Face, a ser comemorada na Terça-Feira de Carnaval, aprovando o texto da Missa. Podemos dizer que esta devoção já está espalhada pelo mundo inteiro. Ela é muito antiga, cheia de contemplação, de oração e intercessão.
Zelemos por sua devoção nas Terças-feiras! E distribuamos, conforme Nossa Senhora pediu, a nova medalha da Sagrada Face e cuidemos da Celebração da Festa da Sagrada Face na Terça-Feira de Carnaval, preparando-a com uma piedosa Novena (a Novena da Sagrada Face se encontra neste Livrinho na parte “Orações”).
Os papas recomentam esta devoção
O Cardeal Gennari, em nome do Papa São Pio X às Carmelitas de Lisieux, disse: “O Santo Padre deseja que esta imagem seja distribuída profusamente por todas as partes e que seja venerada em todas as famílias cristãs. Recomenda Sua Santidade a propagação de seu culto particularmente aos Excelentíssimos Senhores Bispos como a todos os Eclesiásticos e abençoa especialmente todos aqueles que se tornam seus propagadores”.
Papa Pio XI pronunciou-se também sobre a Imagem da Sagrada Face dizendo: “Em toda casa e em toda Igreja haja um quadro da Santa Síndone”, ou seja, A SAGRADA FACE DE JESUS.
Promessas de Jesus aos devotos da Sagrada Face
(promessas de Jesus reveladas à Santa Matildes, à Santa Gertrudes, à Irmã Pierina e à Irmã Maria de São Pedro)
- “Por Minha Sagrada Face alcançareis a salvação de muitas almas! Pedi, nada vos será negado”;
- “Nenhum daquele que honrar Minha Face será separado de Mim”;
3.”Os devotos da Sagrada Face receberão, pela contemplação de Minha natureza humana, um vivo resplendor da Minha Divindade, e serão esclarecidos no fundo de suas almas”;
- “Do mesmo modo que procurardes reparar a Minha Face desfigurada pelos pecadores, assim Eu cuidarei de vossa alma, tornando-a tão bela como era ao sair das fontes batismais”;
- “Esta Face é como um selo de Divindade, pois tem o poder de imprimir nas almas que a Ela se dedica, contrição tão perfeita, que mesmo os seus pecados serão transformados, diante de Mim, em jóias de ouro precioso”;
- ”Venerando a Minha Santa Face, em espírito de expiação, serão para Mim tão gratos como santa Verônica. Farão uma generosidade igual a dela e Eu gravarei os Meus traços divinos em suas almas”;
- “Oferecendo a Minha Santa Face a Meu Pai, apaziguarão a Minha cólera divina e obterão a conversão dos pecadores, como se fosse uma moeda celestial”. “Eles farão milagres pela Minha Santa Face. Iluminá-los-ei com a Minha luz, rodeá-los-ei com o Meu amor e fá-los-ei perseverantes no bem”;
- “Eu serei o defensor, perante Meu Pai, de todos aqueles que por palavras, escritos ou orações defenderem a Minha causa nesta obra de reparação. Na hora da morte purificarei a face de suas almas de todas as manchas de pecado e lhes devolverei a sua formosura original”.
- “Eu garantirei aos devotos contrição tão perfeita que seus pecados serão transformados diante de Mim em jóias de precioso ouro. Nenhum deles serão afastados de Mim. Na oferenda de Minha Face ao Pai, eles terão acalmado Sua cólera e eles vão adquirir como com moeda celestial, o perdão por seus pecados”. “Eu abrirei Minha boca para pedir ao Pai para garantir todas as preces que eles Me apresentarem”;
- “Vou iluminá-los com Minha luz, e vou consumi-los com Meu amor. Eu lhes darei frutos de boas obras. Eles vão, como a piedosa Verônica, enxugar a Minha adorável Face ultrajada pelo pecado, e Eu vou imprimir Minha Divina Fisionomia em suas almas. Em suas mortes, vou renovar neles a imagem de Deus, apagada pelo pecado. Semelhante à Minha Face, eles brilharão mais do que muitos outros na vida eterna e o brilho da Minha Face vai enchê-los de prazer”.
Santo Sudário de Turim:
Sagrada Face do Santo Sudário de Turim:
Orações † Orações para serem feitas todos os dias
(a pedido de Jesus)
Oração para que a devoção à sagrada Face seja mais propagada e difundida no mundo:
Rezar 3 Pai-Nossos, 1 Ave-Maria e 1 Glória para que a devoção à Sagrada Face seja cada vez mais propagada e difundida no mundo. Esta oração é um pedido de Jesus e é pra ser feita de noite e contemplando a Sua Sagrada Face.
Terço da Sagrada Face:
Este terço da Sagrada Face é para ser rezado todos os dias; foi pedido pelo próprio Jesus Cristo. O terço da Sagrada Face foi dado por Nosso Senhor à Irmã Maria Pierina de Micheli (+ 1945), a privilegiada mensageira da “Sagrada Face dos Últimos Tempos”.
† Inicia-se com o Pai-Nosso, Ave-Maria, Creio e Glória.
† Nas contas do Pai-Nosso, rezar: “Pai Eterno, ofereço-vos a Face adorável de Vosso Divino Filho para abrandar a cólera de Vossa Justiça, obter a santificação do clero, o perdão dos pecadores e o alívio das almas do purgatório”.
† Nas contas da Ave-Maria, rezar: “Oh! Sagrada Face de Jesus, compadecei-vos de nós e do mundo inteiro”.
† Ao final de cada mistério recomenda-se a oração do Exorcismo de São Miguel Arcanjo: “São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perderem as almas. Assim seja!”.
† No final do Terço, rezar três Ave-Marias em honra das dores que Nossa Senhora sofreu ao ver Jesus carregar a Cruz, ao vê-Lo pregado e morrer na cruz e tê-Lo morto em seus braços. No fim de cada uma destas 3 Ave-Marias acrescentar a jaculatória: Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!”.
† No encerramento, rezar: “Face adorável do meu Jesus, meu único amor, minha luz e minha vida, fazei que veja somente a Vós, nada conheça fora de Vós, ame a Vós unicamente, e que, enfim, não viva a não ser Convosco, de Vós, por Vós e para Vós. Assim seja. Amem!” Rezar 1 Glória.
Consagração à Sagrada Face:
Boníssimo Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje, com aquele infinito amor com que fora criado e redimido. Incluí-me também no número dos que realmente trabalham pelo triunfo do vosso Reino de Amor na terra. Recebei para esse fim a total entrega de todo o meu ser, dispondo de mim. Quero difundir a Imagem de Vossa Divina Face e as misericórdias do Vosso Sacratíssimo Coração para que a Vossa Imagem ilumine e vivifique todas as almas. JESUS, operai milagres de conversão! Chamais os apóstolos para esta nova época, que por sua vez se encarreguem dessa sublime missão. Que as ondas do vosso misericordioso Amor se espalhem sobre o mundo inteiro, e afundando o maligno e destruindo os males, renovem a terra e façam os homens, ao sentirem os seus corações tomados de caridade, viverem o Novo Testamento à Luz desse Sol que é a Vossa Divina FACE e as misericórdias do vosso Sacratíssimo Coração. Amém.
Ladainha da Sagrada Face
-Fazer cinco vezes o Sinal da Santa Cruz em honra as 5 chagas de Jesus;
– Rezar o Creio, Pai-nosso, Ave-Maria e Glória;
Senhor, tende piedade de nós,
CRISTO, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
CRISTO, ouvi-nos,
CRISTO, atendei-nos
DEUS PAI do Céus, tende piedade de nós,
DEUS FILHO, Redentor do mundo, tende piedade de nós,
DEUS ESPÍRITO SANTO, tende piedade de nós,
SANTÍSSIMA TRINDADE, que sois um só Deus, tende…
SAGRADA FACE do Filho de Deus vivo, tende…
SAGRADA FACE, espelho da Majestade Divina”…
SAGRADA FACE, do nosso Salvador, tende…
SAGRADA FACE, inundada de Suor e sangue, tende…
SAGRADA FACE, humilhada pelo beijo do traidor, tende…
SAGRADA FACE, barbaramente contundida por bofetões, “…
SAGRADA FACE, acumulada de ignomínias e insultos, tende…
SAGRADA FACE, coberta por um pano e cinicamente ludibriada, …
SAGRADA FACE, atormentada por febre e sede, tende…
SAGRADA FACE, no julgamento, perante a multidão amotinada…
SAGRADA FACE, banhada de lágrimas de dor, tende…
SAGRADA FACE, impressa na toalha de Verônica, tende…
SAGRADA FACE, coberta de blasfêmias horrendas, tende…
SAGRADA FACE, ao morrer na Cruz, inclinada para nós, tende…
SAGRADA FACE, desfigurada por feridas e golpes, tende…
SAGRADA FACE, revelada milagrosamente pelo Santo Sudário, tende…
SAGRADA FACE, glorificada pela ressurreição, tende…
SAGRADA FACE, alegria de todos os santos Anjos e Santos, tende…
SAGRADA FACE, por cuja veneração alcançamos auxílio nas angústias, tende piedade de nós.
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mostrai-nos a Vossa Sagrada FACE;
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, volvei a nós a Vossa Sagrada FACE, a fim de sermos salvos;
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos a paz de Vossa Sagrada FACE. Amém.
Exorcismo de São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra as maldades e as ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai ao inferno a satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Assim seja!
Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus:
(Esta ladainha foi muito pedida por Jesus. Aos fiéis que a recitarem devotamente concede-se indulgência parcial (ganha-se 100 dias de indulgência); a Ladainha foi promulgada pelo Papa João XXIII).
Senhor, tende piedade de nós,
Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós
Jesus Cristo ouvi-nos.
Jesus Cristo atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus tende piedade de nós.
Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Sangue de Cristo, Sangue do Filho Unigênito do Eterno Pai, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Verbo de Deus encarnado, salvai-nos.
Sangue de Cristo, Sangue do Novo e Eterno Testamento, salvai-nos.
Sangue de Cristo, correndo pela terra na agonia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, manando abundante na flagelação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, gotejando na coroação de espinhos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, derramado na cruz, salvai-nos.
Sangue de Cristo, preço da nossa salvação, salvai-nos.
Sangue de Cristo, sem o qual não pode haver redenção, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que apagais a sede das almas e as purificais na Eucaristia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, torrente de misericórdia, salvai-nos.
Sangue de Cristo, vencedor dos demônios, salvai-nos.
Sangue de Cristo, fortaleza dos mártires, salvai-nos.
Sangue de Cristo, virtude dos confessores, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que suscitais almas virgens, salvai-nos.
Sangue de Cristo, força dos tentados, salvai-nos.
Sangue de Cristo, alívio dos que trabalham, salvai-nos.
Sangue de Cristo, consolação dos que choram, salvai-nos.
Sangue de Cristo, esperança dos penitentes, salvai-nos.
Sangue de Cristo, conforto dos moribundos, salvai-nos.
Sangue de Cristo, paz e doçura dos corações, salvai-nos.
Sangue de Cristo, penhor de eterna vida, salvai-nos.
Sangue de Cristo, que libertais as almas do Purgatório, salvai-nos.
Sangue de Cristo, digno de toda a honra e glória, salvai-nos.
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
-Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós, Senhor.
V.: Remistes-nos, Senhor, com o Vosso Sangue.
R.: E fizestes de nós, um reino para o nosso Deus.
Oremos: Todo-Poderoso e Eterno Deus, que constituístes o Vosso Unigênito Filho, Redentor do mundo, e quisestes ser aplacado com o seu Sangue, concedei-nos a graça de venerar o preço da nossa salvação e de encontrar, na virtude que Ele contém, defesa contra os males da vida presente, de tal modo que eternamente gozemos dos seus frutos no Céu. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Assim seja.
Benção Litúrgica (Números 6, 22-26):
O Senhor te abençoe e te guarde †
O Senhor te mostre a Sua Face e conceda-te a Sua graça †
O Senhor volva o Seu Rosto para ti e te dê a paz †
Amém!
[recomenda-se que os pais façam esta benção sobre os filhos].† Novena para ser rezada todos os meses
(iniciar toda primeira Terça de cada mês)
Esta novena foi pedida por Jesus. Rezar todos os meses, iniciando toda primeira Terça-feira de cada mês. O primeiro dia é na primeira Terça e segue os 9 dias seguidos da novena. Inicia-se novamente na primeira Terça-feira do mês seguinte e assim segue com todos os meses do ano. Ao longo do ano serão feitas 12 novenas (1 em cada mês).
Novena à Sagrada Face de Jesus:
Oração inicial (em todos os dias, inicia-se com esta oração): Senhor, eu procuro a Vossa Face! Não me repilais para longe dela por causa dos meus pecados; não desvieis de mim o Vosso Santo Espírito. Fazei brilhar sobre mim a luz da Vossa Face, instrui-me no caminho dos Vossos mandamentos. Eterno Pai, contemplai a Face do Vosso Filho e por seus infinitos merecimentos concedei-me um ardente desejo de reparar as injúrias feitas à Vossa Divina Majestade e a graça que desejo alcançar nesta novena. Assim seja.
Primeiro Dia: Oh! Amorosíssimo Jesus! Não somente Vossa Palavra, mas também a expressão de Vossa Face abrasada em amor, nos revelam, no Cenáculo, a veemência com que Vosso Coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia! Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o frequentemente com a pureza dos anjos.
Consideração: Se Jesus me ama, se a Sua Face me procura, o que me detêm?… Que me pede Jesus, senão amor e confiança?… Negar-lhe-ei?…
Virtude a praticar: Desprendei-vos, pelo menos de coração, de todas as coisas da terra. Seja Jesus o vosso tesouro.
Oração Final para todos os dias: Deus todo-poderoso e misericordioso, nós Vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de Vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contemplá-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja.
Segundo Dia: Oh! Vítima Divina, meu doce Jesus! Vossa Face adorável, banhada em suor de sangue em Getsêmani, me descobre a grandeza de Vossas dores e a gravidade dos meus pecados; Dai-me a mim e a todos os pecadores um sincero arrependimento com firmíssimo propósito de nunca mais pecar.
Consideração: Por toda a parte onde se mostrou sobre a terra, a Sagrada Face abençoou, perdoou, curou e fez o bem… Jesus dirige o mundo com Seu olhar! Eu O invoco; porque não serei atendido?…
Virtude a praticar: Sede dócil às inspirações da graça. O olhar de Jesus que vos solicita é uma graça; entregai-vos à sua celeste influência.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Terceiro Dia: Oh! Meu amabilíssimo Jesus! Vossa Face augusta e serena teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor. Dai-me a graça, eu vos suplico, de participar da Vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que Vos recebem em pecado mortal no Sacramento de amor, desagravando assim a traição de Judas.
Consideração: Sim, eu sei, meu Redentor está vivo. Esta mesma Face que eu contemplo, hoje tão amargurada pela traição de um apóstolo infiel, hei de contemplar um dia radiante de graça e de esplendores. E, se eu for fiel, assim a contemplarei por toda a eternidade. Meu Bom Jesus, mostrai-me a Vossa Face.
Virtude a praticar: Fidelidade em observar os mandamentos divinos. “Falai, Senhor, Vosso servo Vos escuta.”
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Quarto Dia: Oh! Meu dulcíssimo Jesus! Vossa Face de infinita bondade é objeto do mais vil insulto inferido pela cruel mão de um servo em casa de Anaz. Assim Vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem Vossas palavras de justiça e de caridade sem limites. Não permitais que eu jamais tome vingança dos meus inimigos, mas que os perdoe sempre e de todo o coração.
Consideração: Devo oferecer-me inteiramente a Deus, para fazer só a sua adorável vontade; farei esse oferecimento em união com Jesus orando, a Face contra a terra, no Jardim das Oliveiras.
Virtude a praticar: Fazei penitência; excitai-vos à contrição dos vossos pecados e dos pecados alheios; Aceitai, em espírito de expiação, as penas e as amarguras que Deus aprouver enviar-nos.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Quinto Dia: Oh! Meu pacientíssimo Jesus! Na noite tenebrosa de Vossa Paixão, Vossa Face sacrossanta tornou-se semelhante à de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número, desfiguraram Vosso formoso semblante! Perdoai, Senhor, Vosso povo ingrato que com suas blasfêmias, sensualidade e crimes de toda a espécie, renovam tão horríveis afrontas à Vossa Face augusta e veneranda! Perdoai, Senhor!
Consideração: Jesus tem os olhos cerrados para não ver os meus pecados… Continuarei nas minhas iniqüidades?… Até quando afrontarei essa Face que pacientemente sofre e me espera?… Até quando?… Até quando?… Não a consolarei com a minha entrega total?…
Virtude a praticar: Tende a coragem da fé, não temais o olhar e a palavra dos homens, quando se tratar de um dever a cumprir ou de uma falta a evitar.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Sexto Dia: Soberano Rei e Salvador! A majestosa dignidade de Vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente Vossa realeza sobre as nações, confirmadas pela profética voz de Pilatos diante do povo judaico ao dizer: “Eis aqui o Vosso Rei”. Concedei-me, ó Rei da Glória, um ardoroso zelo para propagar Vosso Reino, ainda que seja à custa da minha vida.
Consideração: Acabrunhado sob o peso de minhas iniqüidades, que farei diante do meu divino Rei? Porque hesitas, minha alma… Não é Ele o teu Salvador?… Por acaso a Sua Face não te contempla com doçura e amor? Cheia de confiança, prostra-te aos pés do teu Jesus, dizendo-lhe de todo o coração: “Meu Senhor e meu Rei! Eis aqui minha alma e meu corpo: eu me ponho, inteiramente, sob o império de Vossa Face ultrajada”. Reinai sobre mim para sempre! Virtude a praticar: Fazer morrer em nós, pela mortificação, todos os desejos e movimentos aviltantes que poderiam ofender a Sagrada Face e renovar as suas dores.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Sétimo Dia: Oh! Meu querido e generosíssimo Jesus! Vossa Face de Deus-Homem se iluminou, subitamente, com os resplendores de um Santo gozo, ao estreitar em Vossos braços a suspirada cruz. Dai-me coragem para tomar minha cruz e seguir-vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida.
Consideração: Se eu amo e me compadeço verdadeiramente dos ultrajes sofridos pela Face adorável do meu Salvador, devo amar meus irmãos desgarrados e pedir a Deus que os converta.
Virtude a praticar: Que o zelo de reparação vos inflame! Exercei-o por meio de comunhões, orações, palavras e exemplos, enfim, por todos os meios que à vista do mal cometido deve inspirar-vos.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Oitavo Dia: Oh! Meu terníssimo Jesus! Qual não deve ter sido a expressão de doçura da Vossa Face, quando Verônica se aproximou de vós para enxugá-la! Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a Vossa Face desfigurada, mas cheia de amor!… Fazei que eu contemple, meu amado Redentor, Vossa Paixão com tanto amor e ternura que os traços da Vossa Face fiquem gravados em meu coração.
Consideração: Meditando no amor de Deus por mim, que vejo estampado em Sua Face retalhada e amortecida, ainda terei dificuldade em esquecer os males que me causaram, de perdoar os que me ofenderam, de qualquer maneira, de amar sinceramente o meu próximo e pedir a salvação para todos os homens?…
Virtude a praticar: Suportai pacientemente as injúrias e as friezas do vosso próximo, aceitai o que elas têm de penoso para o coração, em espírito de reparação, por tudo o que Jesus sofreu em Sua Face adorável.
Oração Final (conforme o primeiro dia)
Nono Dia: Oh! Meu Santíssimo e amado Jesus! Vossa Face de reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou a justiça do Eterno Pai, e Vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade. Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à Vossa e à de Vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome de MÃE.
Consideração: Quando irei e aparecerei diante da Face de meu Deus? Quando O verei face a face?…
Virtude a praticar: “Quem Me contempla Me consola! Se alguém contemplar a minha Face Eu derramarei o meu amor nos corações e por meio da minha Face se obterá a salvação de muitos pecadores!” Almas generosas, procurai e contemplai sempre a adorável Face de Jesus!
Oração Final (conforme o primeiro dia)
† Orações à Sagrada Face Indulgenciadas
(quem as fizer devotamente ganhará Indulgência Parcial)
“Santíssima Virgem Maria, medianeira de todas as graças, oferecei por nós ao Pai Eterno a Sagrada Face Vosso divino Filho Jesus, alcançando-nos paz, saúde, o pão de cada dia, liberdade da fé e o triunfo da verdade. Amém”. [Indulgenciada por S. Emcia. O Cardeal D. Agnelo Rossi, 18 – XI – 1966].
“Senhor, mostrai-nos a Vossa Face e seremos Salvos!” [Indulgenciada pelo Papa Pio IX – 11-XII – 1876].
“Senhor, permanecei conosco!” [Indulgenciada por S. Emcia o Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, 26 – XI – 1959].
Oração à Sagrada Face composta por Santa Teresinha:
Jesus, que na Vossa crudelíssima Paixão Vos tornastes “o opróbrio dos homens e o homem das dores”, eu adoro a Vossa Divina Face sobre a qual resplandecem a beleza e ternura da Divindade e que agora se tornou para mim como a face de um “leproso” (Is. 53,4). Mas sob estes traços desfigurados reconheço o Vosso infinito amor e ardentemente desejo amar-Vos e fazer-Vos amar por todos os homens. As lágrimas que com tanta abundância correram dos Vossos olhos, se me afiguram quais pérolas preciosas, que eu quisera recolher para, com seu valor infinito, resgatar as almas dos pobres pecadores. Jesus, Vossa Face é a única beleza que encanta o meu coração, de boa mente quero renunciar na terra à doçura do Vosso olhar e ao inefável ósculo de Vossa boca divina, mas suplico-Vos, imprimi em meu coração Vossa Divina Imagem, e inflamai-me com Vosso amor, a fim de que possa um dia contemplar a Vossa Face gloriosa no Céu. Amém. [Indulgenciada pelo Papa S. Pio X. 13–II–1906].
*Lembrando que, para ganhar indulgências (tanto a parcial quanto a plenária) são necessários 3 requisitos: (1) estar em estado de graça (ter feito a Confissão Sacramental); (2) Comunhão Eucarística; (3) rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória pelo Papa.
† Outras Orações à Sagrada Face de Jesus
Oferecimento da Sagrada Face de Jesus ao Eterno Pai:
Pai nosso que estais no Céu, Deus de amor infinito, cheio de bondade e misericórdia, pelo Coração Imaculado de Maria, Mãe das dores, em união com São José, todos os Santos Anjos, Santos Bem-Aventurados e em nome de toda a humanidade, assim como de todas as almas do purgatório, ofereço-vos a Face cheia de lágrimas e sangue do Vosso amantíssimo Filho. Ofereço-a com inefável amor, juntamente com cada respiração, pulsação, pensamentos, palavras e ações de todos os seres humanos. Eu vos ofereço esta Santíssima e adorável Face com todo amor em expiação de todos os pecados do mundo, em reparação de todas as blasfêmias, para apaziguar a Vossa divina Cólera, para iluminar os sacerdotes e religiosos, pela conversão dos pecadores, especialmente os mais obstinados, para alívio das almas do purgatório e de um modo especial pelas almas dos sacerdotes defuntos. Amém.
Adoração à Sagrada Face:
Que Jesus seja bendito.
Bendita seja a Santa Face de Jesus.
Bendita seja a Santa Face na majestade e formosura de seus traços celestiais.
Bendita seja a Santa Face na Transfiguração do Tabor.
Bendita seja a Santa Face no suor de sangue de sua agonia.
Bendita seja a Santa Face nas humilhações da Paixão.
Bendita seja a Santa Face nas dores da morte.
Bendita seja a Santa Face na glória da Ressurreição.
Bendita seja a Santa Face nos esplendores da luz eterna.
Oração do Papa Pio IX:
Óh Senhor Jesus lançai sobre nós um olhar de misericórdia! Volvei Vossa Face para cada um de nós como fizestes à Verônica, não para que A vejamos com os olhos corporais, pois não o merecemos. Voltai-A para os nossos corações, a fim de que, amparados sempre em Vós, possamos haurir nesta fonte inesgotável as forças necessárias para nos entregarmos ao combate que temos que sustentar. Amém
Ato de desagravo à Sagrada Face:
Cristo Sacerdote, fazei resplandecer a Vossa Face sobre nós. Permanecei conosco, Senhor! (3x)
Óh Jesus Cristo Sacerdote, queremos Vos oferecer nossa vida, sofrimentos e orações, em união com o Imaculado Coração de Maria, em desagravo à Vossa Sagrada Face, pelos nossos pecados e pelos pecados do mundo inteiro, especialmente, das pessoas a Vós consagradas na vida religiosa e sacerdotal. Aceitai, Senhor, esta nossa humilde reparação por todos os pecados de orgulho, heresia e sensualidade. Senhor Jesus Cristo Sacerdote, que a Luz de Vossa Sagrada Face nos ilumine. Que Seu amor misericordioso nos perdoe e santifique, levando-nos a Sua eterna contemplação nos esplendores do Céu. Amém!
Oferecimento:
Pai Santo, onipotente e eterno, eu Vos ofereço a adorável Face de Vosso muito amado Filho Jesus:
– pela honra e glória de vosso Santo Nome;
– segundo as intenções mais urgentes do Sumo Pontífice;
– pela santificação das almas consagradas ao Vosso divino serviço, especialmente os sacerdotes;
– pela cura, alívio, conforto de todos os doentes, especialmente os mais graves e desamparados;
– pela conversão de todos os pobres pecadores, especialmente a alma de…
Oração de contemplação à Sagrada Face:
Óh Sagrada Face, vejo-Vos, eterna formosura do Paraíso, delícia de todos os santos; vejo-Vos Face adorável, que os anjos anseiam por contemplar. Vejo-Vos, Olhos Divinos, à cuja luz os serafins se extasiam de amor; vejo-Vos lábios suavíssimos de que brotaram as palavras de Vida Eterna. Vejo-Vos Fronte excelsa, formada pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe. E vejo-Vos desfigurado, contundido, inchado de cruéis bofetadas coberto de repugnantes escarros…!
E Vós, meu Jesus, que sofreis sem contestação essas humilhações, sem mostrar um sinal de contrariedade. Que admirável paciência!… Por que foi que sofrestes tudo isto Senhor? Por que Vos deixastes tratar como um criminoso? Por que permitistes que Vos desfigurassem a tal ponto o Santíssimo Rosto? Ah, já sei, já sei… é que pretendíeis satisfazer ao Eterno Pai pelos nossos pecados de vaidade, desagravá-Lo do muito que O ofendemos, idolatrando o corpo, provocando outros ao pecados por meio dos olhos, da formosura do rosto, de beijos escandalosos.
Meus pecados é que Vos feriram na Face, meus pecados Vos escarraram o Rosto, meus pecados de vaidade é que fez do Vosso Corpo Adorável, um objeto de ludibrio e de afrontas sem par… estes sentidos, estes membros, estes órgãos que me destes para Vos servir, servi-me deles para Vos ofender.
Desejo ó Divino Jesus, pela Santa Comunhão, prestar amor e reparação por tudo que sofrestes em Vossa Sagrada Face. Suplico, meu Divino Mártir, não permitais que torne a ofender-Vos com pedaços de vaidade corporal. Imprimi na minha alma tão profundamente a Imagem de Vosso Rosto desfigurado, que sempre me lembre de quanto por mim sofrestes, e tenha a nobreza de coração de padecer também por Vós desprezos e humilhações. Dá-me a graça de respeitar meu corpo e membros, como convém a vasos sagrados, pois em verdade o meu corpo se tornou Vosso Sacrário pela Santa Comunhão, templo do Espírito Santo destinado a ser um dia reedificado pela Vossa Mão Onipotente.
Vinde Jesus Sacramentado e imprimi na minha alma os traços Sanguíneos da Vossa Face, assim como Os imprimistes na toalha de Verônica. O Vosso Santíssimo Corpo e Sangue guardem a minha alma para a Vida Eterna. Amém!
Face adorável de Jesus:
Face adorável de Jesus, a quem todos os anjos adora, que sejas conhecido, amado e adorado por todo o mundo!
Sagrada Face de Jesus, desejo amar-Te e honrar-Te cada vez mais em reparação pelos muitos pecados cometidos diante de Ti!
Oh, Sagrada Face de Jesus, velada no adorável Sacramento do Altar, eu Vos adoro e Vos amo! Amém!
VIA SACRA DA SAGRADA FACE DE JESUS
(fazer todas as sextas-feiras)
Primeira Estação: Jesus é Condenado à morte.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, diante do Tribunal da Condenação. Estás coroada de espinhos. O Seu Corpo flagelado, está abatido e atado como um malfeitor. Vossa Face Adorável vê e ouve a dureza dos corações ingratos que Vos desprezam e Vos entregam para serdes crucificado. Vós Meu Jesus, quisestes morrer para me salvar. Dai-me a Graça de viver e morrer no Vosso Santo Amor.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Segunda Estação: Jesus abraça e leva a Cruz.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, com a Cruz aos Ombros e o Vosso Semblante está mais abatido… Ó Face Adorável, inexprimível é Vossa Dor. Vós ouvis blasfêmias e injurias. Seguis oprimido e humilhado, Vós que Sois o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
“A onde vais, Meu Doce Jesus? “Vou ao Calvário morrer por ti; depois que Eu morrer não te esqueças de Mim, mas na EUCARISTIA, ama-Me Eternamente! ”.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Terceira Estação: Jesus cai pela primeira vez.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, tombada debaixo da Cruz. Vossos Joelhos feridos e desnudados pela queda sobre as pedras do chão, Vos faz estremecer de Dor. Vossa coroa de espinhos Vos enfinca ainda mais, alargando e aprofundando as Feridas de Vossa Santa Cabeça, e já é tanto Sangue que corre pela Face que estais irreconhecível. Quero abraçar Meu Jesus, por Vosso Amor todos os desprezos e contrariedades da vida. Arrependo-me de Vos Ter ofendido. Dai-me penetrar na Vossa Dor e abrasai meu coração no Vosso Eterno Fogo de Amor.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Quarta Estação: Jesus encontra-se com Sua Mãe Dolorosa.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos o Sagrada Face de Jesus, sendo contemplada pela Face de Vossa Mãe Dolorosa. Vejo enfim duas Sagradas Faces: uma do Filho e a outra da Mãe. Onde está a beleza do Meu Filho? Encontrei-O tão desfigurado que partiu o meu coração. Quem me consolará nesta desolação? Ah! Somente na serenidade da Face do Meu Filho, embora ferida e desprezada, encontro Minha Fortaleza e Consolo. Meu Filho… Minha Mãe… Ó Virgem Santíssima das Dores, por esta espada de Dor que trespassou e feriu Vosso Imaculado Coração, rogai por mim para que seguindo os Vestígios de Vosso Divino Filho no caminho da Santa Cruz, enfim, O possa encontrar um dia na Eterna Glória do Céu.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Quinta Estação: Jesus recebe auxílio de Cirineu.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, contemplada já sem forças pelos soldados, que vendoVos desfalecido, por alguns passos descansam Vossos Ombros passando a Cruz aos ombros de Cirineu. Contemplais ó Sagrada Face a Cirineu e Vossos Olhos lhe dizem do Vosso Agradecimento. Ah! Sagrada Face não só a Cirineu, mas também a Minh’ alma lançai Vosso Olhar, a fim de que desapegado de tudo, até de mim mesmo eu possa também Vos ajudar a levar a Vossa Cruz na pessoa de cada irmão sofredor que eu encontrar pelo caminho. Ó Divino Salvador, dai-me um coração contrito e abrasado de caridade.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Sexta Estação: Jesus recebe consolo no Véu de Verônica.
-Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, tão abatida que pendida estais. Vosso Sangue misturado com Suor respinga até o chão. Vossos Olhos ardem pelo Sangue sobre Sangue, escorridos da Santa Cabeça, que misturado com Suor e poeira do caminho, dentre tantas fadigas lhe causavam tanta tristeza… Ó momento de indizível sofrimento! Vossa Sagrada Face atrai de Verônica a compaixão que a enxuga com seu véu e Vós a recompensais marcando vossos Traços no seu Véu e principalmente no seu coração. Divino Redentor dou-Vos o meu coração. Imprimi nele Senhor Vossa Imagem ensanguentada, Vossos Traços desfigurados, Vosso Olhar de Amor e complacência, para que nunca me esqueça de Vossa Sagrada e Dolorosa Paixão. Nas provações, Vossa Face Viva impressa em meu ser me faça vitorioso. Ó Face Augustíssima do Meu Divino Redentor, dá-me contemplar um dia sem véu, Vossa Face Gloriosa no Céu…
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Sétima Estação: Jesus cai pela Segunda Vez.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, profundamente abatida, tombada novamente no chão. “Ó Minh’ alma não te endureças ante a vista de Um Deus tombado ao chão, pelo peso da Cruz e dos teus pecados”. Os latejos da Cabeça coroada… A Sagrada Face colada ao pó do chão… E a pesada Cruz que oprime Vosso Peito contra o solo… ah! Debaixo dos gritos dos soldados e da multidão, Vós o Manso Cordeiro de Deus expias por todas as nossas quedas repetidas. Ó Meu Divino Redentor pela Dor e os estremecimentos que sofrestes nesta queda violenta, não me deixeis cair em tentação e concedei-me uma perseverança no Vosso Amor que perdure até a morte.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Oitava Estação: Jesus consola as mulheres.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, volvendo Vosso terno Olhar de Mansidão e Complacência para as mulheres chorosas no Caminho do Calvário. Conforta-lhes e exorta-as à oração por seu filhos. Vossa Face mesmo mergulhada na Dor não recusou Amor aos outros que também sofriam. Ó Divino Salvador, deixai derreter agora o gelo do meu coração no Fogo de Vossa Paixão Dolorosa. Ah! quisera ter o coração compungido de dor, os olhos em lágrimas para chorar meus pecados que Vos causam padecimentos mortais. Impetrai-me ó Senhor Vossa Santa Compaixão e fazei habitar em minha alma, por Vosso Amor o constante desejo de consolar os que sofrem.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos. Salvos.
Nona Estação: Jesus cai pela Terceira Vez.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, desmaiada debaixo da Cruz. Quão triste Dor. O Rosto ensanguentado, Vossa Face já ferida mais atordoada pela queda sobre as pedras do caminho e à custo. Sois levantado sob o furor dos soldados impiedosos e sob o grito dos inimigos, mesmo assim prosseguis e então para nos salvar Vós ireis imolar, a Justiça do Eterno aplacar e a porta do Céu nos abrir. Ó Meu Jesus, dai-me doravante contínuo desejo do Céu, horror ao pecado e a Graça de perseverar nos Vossos Mandamentos. Guardai-me ó Senhor em Vossas Feridas dolorosas a fim de não mais Vos ofender e só viver de Vós.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Estação: Jesus é despojado de suas Vestes.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, estremecida com renovada expressão de Dor profunda. É Dor das Feridas que não foram tratadas, é dor Moral, pois zombam do Inocente e Divino Jesus…. Arrancam por mãos de dois soldados Vossas Vestes já coladas em Vossas Feridas e junto levam Pele e Carnes…e assim renova-se todas as Dores sofridas na flagelação. E o Precioso Sangue jorra… A Sagrada Face está mais atordoada diante da dor que sofre, dos insultos que recebe, diante da Divina Majestade ultrajada pela confusão ante a nudez que O deixaram.. Divino Jesus, por Vossa Misericórdia despi-me dos meus vícios e paixões. Vesti-me de humildade, pureza e de caridade, tornai-me amargo os prazeres da vida e doces as mortificações e sofrimentos.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Primeira Estação: Jesus é pregado na Cruz.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-vos ó Sagrada Face de Jesus, emudecida de Dor ante os golpes secos do martelo. Cravam Vossa Mão direita e Vossa Mão esquerda. As Pernas são brutalmente puxadas e o frágil Corpo de Jesus ferido é esticado. Os Pés são cruzados e cravados no ponto determinado do madeiro. Os gemidos se misturam: os de Jesus Pregado e os de Maria a Mãe da Dor… O sinal da Aliança está traçado, o Filho de Deus se levanta na Cruz e com a Cruz e a Redenção desce sobre os pecadores. Então a Cruz do Cordeiro já não é madeiro infame mas Altar e caminho para o Céu. Ó Meu Divino Jesus, atraí junto à Vossa Cruz meu coração e nEla abri-me os tesouros de Vossa Misericórdia. Dai-me o Amor à Vossa Cruz, dai-me Vos Adorar sempre no sacrifício da Eucaristia, no Céu, e no trono do meu coração.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Segunda Estação: Jesus morre na Cruz.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus a agonizar no alto da Cruz… Febre, sede, palidez, todo golpeado no Corpo e na Alma. O Divino Peito à ponto de explodir pulsa Sua última Palavra neste mundo: “Tudo está consumado! Pai, nas Tuas Mãos entrego Meu Espírito”. E então, morreu. Um Deus em estado de Vítima, morreu por mim. Vejo também a Face dolorosa da Virgem Maria mergulhada na Face do Filho. Contemplai ó Mãe Dolorosa a esta Face Santíssima por mim na Cruz… nas Chagas Sagradas deste Cordeiro Divino, escondei minh’alma. Alcançai-me, ó Mãe das Dores que morra eu para o pecado e só viva para a Graça Divina e que nunca eu despedisse os Méritos de Jesus no Calvário, para mim renovados em cada Eucaristia celebrada.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Terceira estação: Maria acolhe Jesus morto.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, golpeada, desfigurada e regelada traduzindo no Santo Semblante, toda Dor do Vosso Corpo mutilado, toda Vossa Sede pela Salvação dos pecadores. Oh! Quem é aquele que contemplando-Vos assim nos braços de Vossa Mãe não Vos amará? Ó Virgem Maria, que recebeis Vosso Filho morto por nossos crimes, intercedei por nós, gravai em nossos corações a Paixão do Divino Redentor e doravante, nos ensine a viver com Ele, por Ele e para Ele e nunca mais tornarmos a pecar. Ó Maria, Mãe de todos os aflitos, rogai por todos os que choram desamparados.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Quarta Estação: Jesus é Sepultado.
– Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, depois de serdes envolto no pano, no Sepulcro sois deixado. Vossos Lábios silenciaram. Os Vossos Olhos se fecharam. O Cálice bebido por Vós fora amargo ao extremo e Vós, Verbo Divino que se tornou carne, conhecestes na dor a profundeza de nossas misérias, até que em Vós se cravaram em Feridas lancinantes e assim, passando por tormentos até à morte, redimistes os nossos pecados. Meu Jesus, adoro-Vos no Santo Sepulcro, dai-me a Graça desprender-me do mundo e habitar somente no Vosso Coração Sacratíssimo. Uni, pois o Meu Coração ao da Mãe Dolorosa a fim de que pelas Lágrimas Benditas, por Ela derramadas em Vossa Sagrada Face desfigurada, eu alcance Graça para a Vitória Final sobre todos os meus pecados e chegue à maturidade do Vosso Paraíso.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
Décima Quinta Estação: Jesus Ressuscita
-Nós Vos Adoramos ó Cristo, e Vos Bendizemos porque pela Vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Vejo-Vos ó Sagrada Face de Jesus, resplandecente de Glória. Vossos traços antes desfeitos, agora transbordantes de Luz, Vossa Majestade antes ultrajada, agora irradia-se a todo o Universo, as Chagas antes dolorosas, agora Vós as transformastes em Vossa riqueza. Meu Senhor e Meu Deus! Ressuscitastes por Amor, para mostrar-nos um dia Vossa Face sem véu. Guardai, Senhor em Vossas Chagas, minha alma transfigurando-a em Vossa Misericórdia, a fim de que na terra, vos testemunhe e no Céu Convosco viva para sempre.
Oh! Que Vossa Face Divina, tenha Misericórdia de nós e do mundo inteiro. Mostrai-nos Senhor, a Vossa Face e seremos salvos.
ORAÇÃO PARA DEPOIS DA VIA-SACRA
Amabilíssimo JESUS, meu DEUS e meu Salvador, única felicidade de minh’alma, confesso que ainda que eu Vos amasse com o Amor que Vos têm os Serafins e com que vos ama a Vossa Mãe Imaculada e Virgem Maria, não corresponderia ao Amor com que por mim derramastes o Vosso Preciosíssimo Sangue e destes a Vossa Santíssima Vida. Mas, ai de mim! Que até agora só Vos tenho ofendido por minha grande culpa. Ofereço-Vos Redentor Amabilíssimo esta breve meditação da Vossa Sagrada Paixão e Morte, em prova de meu Amor e de minha gratidão, em união com a Compaixão de Vossa Bendita Mãe e de todos os Santos e Anjos. Abençoai os bons propósitos que fiz nesta Via-Sacra. Amém!
PRECE PELOS AGONIZANTES
Ó Misericordiosíssimo JESUS, que ardeis de Amor pelas almas, suplico-Vos pelos Méritos da agonia do Vosso Sacratíssimo Coração e das Dores de Vossa Mãe Imaculada, purificai em Vosso Sangue todos os pecadores da Terra que estão em agonia e hoje mesmo devem morrer. Amém!
Música à Sagrada Face:
(cantar com a melodia da música “Vitória tu reinarás”)
Refrão: Óh Face do Redentor, a Vós todo o nosso amor! (Bis)
1-Óh Face adorável, refúgio do pecador,
Asilo inefável, conforto em nossa dor.
2- Em Vós encontraremos a graça e o perdão,
No céu louvar-Vos-emos, ó fonte de salvação.
3- Jesus, nós Vos pedimos, por vossa morte atroz,
Que a luz da Vossa Face, resplenda sobre nós!
“De tal modo consagremos nossas energias e pensamentos à renovação, nós os vossos Pastores, vós o rebanho a nós confiado, para que a todos os povos se manifeste amável a FACE DE JESUS CRISTO, resplandecente em nossos corações para refletir o esplendor de Deus”. [II Cor. 4, 6 (da mensagem dos Padres Conciliares ao mundo, dia 20/10/1962)].
Dedicamos ao Triunfo da Sagrada Face de Jesus no mundo!